Naruto: Por que Akamaru não fala?

Ao longo da série Naruto, são apresentados os mais diversos tipos de criaturas ninjas, como por exemplo, sapos,  lesmas, tartarugas, cobras, cachorros e etc. Todos os animais que aparecem na série possuem a capacidade de falar, no entanto, o mais presente em toda a franquia, o Akamaru, é o único que nunca falou uma palavra. Mas afinal, por que Akamaru não fala?

A história de Kiba e Akamaru

Naruto: Por que Akamaru não fala?
Kiba e Akamaru – Naruto Clássico

Akamaru aparece pela primeira vez no Naruto Clássico, e é apresentado como o animal de estimação e melhor amigo de Kiba. O contexto por trás do Akamaru é que Kiba o ganhou de sua mãe quando estava na academia ninja. Akamaru se apresentou a Kiba urinando em seu rosto, rendendo boas risadas a sua família, mas logo logo eles se apegaram.

Kiba treinou Akamaru desde que ele era filhote, colocando em prática uma das maiores características do clã Inuzuka, e é possível vê-los trabalhando em equipe diversas vezes ao longo da série.

Apesar de Akamaru parecer ser um cão bastante dócil e simpático, quando entra em combate seu comportamento muda completamente, sendo extremamente ameaçador, feroz e selvagem, além de possuir a habilidade de se transformar em seu dono com o Clone da Besta Humana.

Em Naruto Shippuden, que acontece 3 anos após o Naruto Clássico, vemos o nosso protagonista retornando a vila e ao se deparar com Akamaru, se surpreende bastante, pois o cãozinho que antes era pequeno e fofo, agora está enorme, tanto que Kiba consegue montar nele!

Apesar de ter mudado e crescido bastante, ele não apenas cresceu como também está muito mais treinado. Durante os 3 anos de treinamento do Naruto, Kiba também colocou em prática todo seu empenho para ele e Akamaru se tornarem mais fortes.

Habilidades de Akamaru

Naruto: Por que Akamaru não fala?
Kiba e Akamaru – Naruto Shippuden

Akamaru possui habilidades bastante precisas, e são totalmente ligadas a seus instintos aguçados. Esses sentidos, sendo Olfato, Audição, Visão e entre outros, foram treinados e aprimorados, tornando-se ferramentas fundamentais para dar informações sobre o inimigo ao Kiba.

Uma de suas habilidades mais famosas é o Clone da Besta Humana, que é a primeira habilidade mostrada pela dupla ao longo da série, onde Akamaru assume a forma do seu dono. Além disso, os dois conseguem se fundir, tornando-se um só, e se tornando algo ainda mais feroz.

Uma habilidade bastante hilária do Akamaru é a Marcação Dinâmica, onde Akamaru urina em seu inimigo, tornando fácil a localização dele a longas distancias devido ao cheiro. Além disso, Akamaru é ótimo em Criar armadilhas.

Mas afinal, Por que Akamaru não fala?

Naruto: Por que Akamaru não fala?
Kiba e Akamaru

Essa é uma das duvidas que surgem na mente dos fãs ao longo da série, mas o autor e ilustrador da série, Masashi Kishimoto não chegou a respondê-la, portanto, quaisquer respostas sobre esse tema são baseados em especulações.

Uma das teorias que mais fazem sentido é sobre Akamaru não ser uma invoação. As criaturas ninjas que nos são apresentadas na série são, em sua grande maioria, Invocações, como por exemplo os cachorros do Kakashi. Levando isso em consideração, é possível deduzir que apenas animais que firmaram acordos possuem a habilidade de falar, o que não inclui o Akamaru, pois ele é um cachorro normal.

Espera, essa não seria uma ótima explicação para o Akamaru não conseguir falar? Mais ou menos. A verdade é que há outros fatores que nos fazem duvidar dessa evidência.

A mãe de Kiba, Tsume Inuzuka, também possuui um cão chamado Kuromaru, que por sinal fala perfeitamente. O que não fica claro na série é se Kuromaru é fruto de invocação ou não.

Apesar de não conseguir falar, Akamaru se comunica bem com seu dono e entende tudo o que as pessoas falam. Como eles já se entendiam bastante desde que Akamaru era filhote, pode não ter se pensado em ensina-lo a falar, devido a falta de necessidade.

Confira Também:

Imagem padrão
Manoel Martins
Artigos: 65