Por onde começar a ler os mangás de Junji Ito

Junji Ito é um dos maiores autores de mangás de todos os tempos, portanto confira aqui um guia de por onde começar a ler as suas obras e tudo o que você precisa saber sobre isso.

Por onde começar a ler os mangás de Junji Ito
Junji Ito – Reprodução

Por onde começar a ler os mangás de Junji Ito

Junji Ito desenha mangás desde a década de 1980, quando se inspirou no clássico mangá de terror The Drifting Classroom. Ele tem um enorme escopo de trabalho em seu nome, de antologias de capa dura a contos mais longos e coesos. Não existe um único ponto de entrada para os trabalhos de Ito, mas felizmente para os fãs de mangá, não precisa haver um. Os recém-chegados podem experimentar os volumes de mangá de Junji Ito na ordem que quiserem.

A primeira série que Ito escreveu, Tomie, também é a mais longa e um ótimo lugar para começar a ler. É um conto trágico e gráfico da jovem vilã Tomie, que desafia a morte repetidamente com poderes sobrenaturais enquanto faz amizade, seduz e abusa de muitas pessoas que conhece durante suas viagens sem rumo. Tomie muitas vezes leva seus admiradores (tipicamente masculinos) a matá-la de maneira sangrenta apenas para reaparecer mais tarde. Ela também não tem medo de um pouco de horror corporal, como quando uma cópia de seu corpo cresce de um rim. Se você quiser começar a ler Junji Ito por Tomie, é com certeza uma ótima escolha.

Por onde começar a ler os mangás de Junji Ito
Tomie – Reprodução: Junji Ito

Os trabalhos solo do Junji Ito para você ler

A segunda longa série de Junji Ito para se ler é talvez a mais famosa, o conto de Uzumaki. Ele conta a história de uma cidade costeira isolada do Japão e sua batalha contra uma infestação de formas espirais, que aparecem em tudo, desde correntes de água e fumaça até cerâmica, corpos de pessoas e muito mais. A heroína, Kirie, pode fazer pouco além de olhar horrorizada enquanto formas espirais se transformam e torturam todos ao seu redor; eventualmente, a própria cidade pode se tornar uma gigantesca espiral de loucura.

Histórias posteriores são mais curtas que Tomie e Uzumaki, mas ainda são mais longas que qualquer um de seus contos. Isso inclui o conto de Gyo, onde peixes e tubarões apodrecidos invadem a costa do Japão enquanto marcham com pernas mecânicas doentias e infectam pessoas com gás venenoso, ou Remina, onde um planeta vivo aterrorizante se aproxima da Terra e leva as multidões histéricas a crucificar uma garota inocente para apaziguar seu novo senhor celestial. Depois, há Sensor, o trabalho mais recente de Ito até hoje, juntamente com Dissolving Classroom e No Longer Human.

Por onde começar a ler os mangás de Junji Ito
Uzumaki – Reprodução: Junji Ito

Confira também:

Imagem padrão
Valteci Junior
Artigos: 456